Usinas fotovoltaicas flutuantes estão atraindo cada vez mais interesse. Instalados em lagos de irrigação, elas ocupam espaço ocioso e reduzem a perda de água por evaporação.
Em usinas hidrelétricas, além dessas vantagens, elas compartilham a infra estrutura para escoar a energia gerada e permitem uma operação em regime complementar, economizando água durante as horas de sol.
Outra vantagem é um aumento de eficiência da usina fotovoltaica devido à refrigeração dos módulos pela água e pela corrente de ar.
Para o webinar convidamos Bruno Furtado, da SMA, que vai apresentar a tecnologia com exemplos reais e abordar conceitos de segurança e qualidade do projeto. Uma questão fundamental é o local do inversor, que pode estar na estrutura flutuante ou num eletrocentro em solo.
Hans Rauschmayer, da Solarize, apresentará a simulação da usina no software, fundamental para analisar a viabilidade financeira do projeto. O software PV*SOL, líder entre os programas no Brasil, conta com um algoritmo que calcula o rendimento de uma instalação flutuante, levando em consideração sua refrigeração.
Quarta-feira, dia 20/03, 17h
Faça sua inscrição para
garantir sua vaga
® Todos os direitos reservados à Solarize Treinamentos.